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Núcleo de Pós-Graduação e Extensão (NUPEX)

O Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – NUPEX é dividido em duas áreas de atuação. A área de Pós-Graduação tem como finalidade a implementação e gestão das políticas e atividades no âmbito da Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu na Faculdade Única de Ipatinga, além do suporte direto à Gerência Acadêmica e a outros setores em assuntos da Pós-Graduação, além de acompanhar e supervisionar as atividades dos programas e cursos de Pós-Graduação em andamento; induzir e apoiar a criação de novos programas e cursos dentro das metas relacionadas ao plano de expansão da Pós-Graduação e promover a interação entre Programas de Pós-graduação da Faculdade Única de Ipatinga e outras universidades. As ações de extensão além de proporcionar aos discentes, um compartilhamento de conhecimento e experiências, assumem o compromisso de formar profissionais socialmente responsáveis. O NUPEX interliga a Faculdade Única de Ipatinga por meio das atividades de ensino com as demandas da sociedade e possibilita a formação profissional pessoal e social do cidadão, a prática de educação empresarial e linhas programáticas extensionistas institucionais. Na dimensão da relação entre Faculdade e a sociedade, o NUPEX viabiliza e realiza projetos sociais, comunitários, artísticos, culturais, esportivos, com linhas e ações planejadas, tais como: integração ao esporte e atividade física com atenção à saúde; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; melhoria da saúde; qualidade de vida; formação de mão-de-obra; qualificação para o trabalho; reorientação e capacitação profissional, educação de jovens e adultos e de cursos profissionalizantes, como por exemplo, o Projeto Melhor Idade, que busca contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, e a Clínica Escola, que é um espaço de aprendizagem, no qual os alunos acompanham os professores nos atendimentos e lidam com situações reais da prática profissional, o que contribuirá para que se tornem profissionais ainda mais qualificados. Durante o tempo de estágio, eles podem contribuir socialmente e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O NUPEX ainda é responsável pela adesão e renovação do “Selo Instituição Socialmente Responsável” junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), além de organizar e participar do Projeto Rondon junto ao Ministério da Defesa do Governo Federal

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) vem desempenhando um papel importante desde 2005 na realização da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Desde o surgimento, a iniciativa tem como principal propósito aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social organizadas e realizadas pelas instituições.
A Faculdade Única recebeu no dia 09/10/2018 o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. O reconhecimento foi obtido junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) após participar da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular realizada em setembro.
A premiação recebida, com muita satisfação, tem por objetivo apresentar à sociedade as ações que a Instituição realiza com o foco no bem-estar social e desenvolvimento sustentável da comunidade onde está situada.
Este reconhecimento só foi conquistado após a Faculdade Única aderir à Campanha participando de suas atividades e sendo comprometida com a Educação Superior.
Em novembro de 2020 o selo foi obtido pelo terceiro ano consecutivo.

O que é esse Projeto?

Implantado em várias universidades, federais e particulares – mais de setenta cursos em todo território nacional, este trabalho tem significado uma alternativa para as pessoas de 3ª idade, que a sociedade marginaliza e exclui, numa fase da vida onde elas detêm uma experiência acumulada e sabedoria. Constitui-se também num espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para um envelhecer sadio e digno, sobretudo na tomada de consciência da importância de sua participação na sociedade.
As mudanças educativas desencadeadas pelo Projeto Melhor Idade vão além, num efeito multiplicador social. O idoso assume papel efetivo de educador ao contribuir para que a família- filhos, netos – ou os grupos sociais a que pertencem adquiram novos referenciais para a análise do meio e a definição de posições de intervenção na sociedade. Tornam-se, assim, mais participativos. O aumento no nível de participação pode ser explicado pelo fato dos alunos adquirirem conhecimentos das mudanças biológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento, aceitando melhor os limites e desafios que os cercam.

Qual o objetivo do Projeto?

Contribuir para o rompimento da situação de marginalização e exclusão social que o idoso atravessa no contexto brasileiro, resgatando a identidade e a cidadania, Possibilitar, através de fundamentação teórica, a construção de conhecimentos destinados a explicar o processo básico do envelhecimento em seus aspectos bio-psico-sociais, além de enfatizar as relações sociais dos idosos, criando condições para o desenvolvimento da criatividade e da formação de novas relações.

O que é esse Projeto?

O objetivo da atividade é promover constantemente a facilidade de circulação da comunidade que circula dentro do espaço universitário para a inclusão na sociedade dos alunos com necessidades educacionais especiais. Mas não só deles, como também de familiares, colegas, funcionários e visitantes.
A importância de se tratar o assunto com maiores cuidados e quais atitudes podem ser tomadas de forma a efetivar a sensibilização do outro e a facilitar o convívio de uma forma geral é a função do projeto. Também identificar e monitorar constantemente quais barreiras chamam a atenção, sejam limitações físicas ou atitudinais, pensando em propostas para superá-las, e prezando a segurança de todos.
Pode-se considerar o direito de locomoção de todos os alunos, em todo o espaço e, para isto, devem oferecer condições de acessibilidade físicas. Os ambientes devem ser constituídos por uma estrutura física adequada que garanta o bom desempenho nas atividades ligadas à locomoção, independente das restrições ou habilidades que um estudante possa apresentar. Assim, os locais acadêmicos devem sempre oferecer, a todos, igualdade de condições para acesso, permanência e acessibilidade física adequada, para que obtenham uma circulação com mais segurança, confiança e comodidade.

Objetivos

  • O principal objetivo buscado é diagnosticar e monitorar as condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais na instituição acadêmica, motivado pela necessidade de locais adequados e que preparados para receber toda a sociedade, sem que haja discriminação, exclusão, para que as pessoas com necessidades especiais se sintam integradas na sociedade;
  • Contribuir através dos conhecimentos específicos do arquiteto urbanista para organização do trabalho e ações desenvolvidas nestes espaços;
  • Elaborar, sempre que necessário, programas, projetos e serviços na área que possam contribuir para a melhoria das condições de vida do segmento da população acadêmica;
  • Melhorar o campus de forma acessível para atender as necessidades prezando a segurança de todos.

O que é esse Projeto?

A corrida de rua está tendo um grande destaque no cenário nacional sendo o segundo esporte mais praticado no Brasil, em nossa cidade não é diferente.
A corrida é a forma de exercício mais comum e democrático, tornando se uma atividade física regular para indivíduos das mais variadas idades e de ambos os sexos que almejam a prevenção e a promoção da saúde, com melhora física, fisiológica, psicológica, cognitiva e inclusão social do indivíduo através da busca por atividades físicas prazerosas. Para os praticantes desse esporte a corrida de rua é o grande momento de superação e também de realizações pessoais. Recentemente, a relação atividade física e saúde vem sendo gradualmente substituída pelo enfoque da qualidade de vida, o que tem sido incorporado ao discurso da Educação Física e das Ciências do Esporte. Esse fato observado nos eventos científicos, nacionais e internacionais, realizados nos últimos anos, enfatiza tal relação.
A corrida ajuda a melhorar a postura, desenvolve a coordenação motora, agilidade, a flexibilidade, o fortalecimento das articulações e dos membros inferiores, aumenta a capacidade pulmonar, elimina toxinas, aumenta os reflexos, reduz o porcentual de gordura corporal, ajuda no processo de socialização e desinibição, diminuindo a agressividade e reforçando a autoestima.
O Grupo de Corrida Única busca Promover a qualidade de vida da população geral e universitária, com foco em educação, saúde e lazer através dos processos pedagógicos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas. Tornando-se referência na implementação de modelos para aperfeiçoamento e treinamento das corridas e caminhadas e execução de eventos (corridas de rua e outros), para público geral e universitário.
O projeto contem programa esportivo, socioeducativo, fundamentado na participação, formação, inclusão e no rendimento para a valorização humana, contribuindo para a promoção social e a melhoria da qualidade de vida.

O que é esse Projeto?

A Clínica Escola da Faculdade Única faz parte do programa de responsabilidade social da Instituição e foi criada para os acadêmicos dos cursos da área de saúde desenvolverem atividades educativas e práticas na área curativa.
É ofertada a comunidade assistência especializada, bem como ações de caráter preventivo. Cada setor foi cuidadosamente planejado, dispondo de equipamento de alta tecnologia para avaliação, protocolos avançados de tratamento e prevenção de agravos, garantindo qualidade no atendimento.

Como serve aos alunos?

Na Clínica Escola, os alunos vivenciam, na prática, as experiências da profissão. Nesse ambiente, com a supervisão de professores renomados e com ampla atuação na área da saúde local e regional, os alunos atenderão à comunidade desde a triagem, diagnóstico até a conclusão do tratamento.
Além disso, os alunos terão em funcionamento diversos laboratórios no qual será desenvolvido atividades de ensino e extensão, que já está sendo oferecido à comunidade acadêmica de nossa cidade e região.

Como serve à comunidade?

A Clínica Escola atende e acompanha pessoas do Vale do Aço e região. Na Clínica Escola, os alunos, sob a coordenação dos professores, atenderão à comunidade na prevenção e promoção da saúde por meio de projetos diferenciados nas diversas perspectivas de atuação do profissional.

Quais os serviços que são oferecidos na Clínica Escola?

    • Fonoaudiologia:
      • Voz
      • Fala
      • Linguagem
      • Aprendizagem
      • Reabilitação Vestibular
      • Exames de Audiometria
      • Exames de Imitanciometria
      • Audiometria Comportamental
    • Psicologia
      • Psicodiagnóstico
      • Psicoterapia

Serviço Social:

Nossa expectativa é de oferecer cada vez mais um serviço de qualidade tanto à comunidade acadêmica, nossos alunos, como retribuir a toda comunidade do Vale do Aço e de toda a região serviços de excelência e qualidade profissional.

O edital da operação Portal dos Sertões e operação Lobo-Guará foi aberto para as instituições de ensino de todo o país. A Faculdade Única participou do edital do Conjunto B que abrange as áreas da Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.
Durante 15 dias, dois professores acompanharão 8 alunos para cada operação, que serão selecionados por meio de edital. “Os alunos escolhidos terão que se doar neste projeto, mas será uma experiência única, que eles não encontrarão em nenhuma cidade aqui da nossa região”, afirmou o Diretor-Executivo do Grupo Educacional Prominas, William José Ferreira. “A troca de experiência e o aprendizado, ao terem contato com a realidade destas comunidades com baixo IDH, farão toda a diferença na formação do aluno. E incentivar a participação em projetos de extensão é um dos pilares da Faculdade Única”, completou.
O trabalho, que será realizado em cidades do interior da Bahia e de Goiás, consiste no desenvolvimento de ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades. Os alunos selecionados terão a chance de utilizar em campo o que aprendeu dentro das salas de aula. Entre as atividades que serão executadas estão oficinas, como a de educação ambiental para professores, saneamento básico e uso sustentável da água, reciclagem e agricultura familiar.
O QUE É O PROJETO RONDON É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os governos estadual e municipal, em parceria com instituições de ensino superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação, que visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. OBJETIVOS DO PROJETO 1. Contribuir para a formação do universitário como cidadão. 2. Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. 3. Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. 4. Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.