Estudantes da Faculdade Única estagiam em grandes empresas da região

Instituição conta com o NESE que oferece aos discentes toda orientação e acompanhamento para o processo de estágio

Uma das etapas mais importantes na vida acadêmica de qualquer estudante é o processo de estágio, é ele  que dará ao aluno o primeiro contato com a prática profissional. É durante o estágio que o universitário conhece a realidade do mercado de trabalho, os desafios e o aprofundamento do seu conhecimento, colocando em prática tudo o que lhe foi passado em sala de aula.

Para garantir um estágio de sucesso,  é importante que o discente esteja locado em uma grande empresa, pois quanto mais qualificada a Instituição, maior é a sua  capacitação profissional. Mas, para estar nessas grandes empresas não é tão simples, são feitos processos seletivos bem disputados, onde o estudante tem que mostrar toda sua capacidade intelectual e desenvolvimento pessoal.

É pensando nisso que a Faculdade Única conta com o NESE (Núcleo de Estágio e Empregabilidade). O setor se preocupa em orientar os discentes durante o processo de estágio bem como acompanhá- los, dando todo suporte necessário.

Verlaine Maciel, Coordenadora do NESE

Segundo a coordenadora do NESE, Verlaine Azevedo Maciel, “O NESE tem como objetivo promover a aproximação entre o aluno e o mercado de trabalho. Congrega a gestão e a supervisão de todo estágio, o obrigatório e o não-obrigatório, abrangendo todos os cursos da Faculdade Única. Além disso tem a função de captar novas oportunidades no mercado, supervisionar e avaliar o processo de estágio e estabelecer novas parcerias”, destaca.

Conheça nossos estagiários

Uma das maiores preocupações é a colocação dos alunos em boas empresas, e é motivo de orgulho vê-los se destacado cada vez mais em empresas de grande porte da região.

Pâmella Lourenço, Silvana Souza e Graziele Costa cursam o 5° período de Administração, e fazem estágio na Aperam, empresa siderúrgica produtora de aço inoxidável. Pâmella conta que além de crescer profissionalmente o melhor da experiência de estágio é vivenciar a rotina de trabalho em uma empresa multinacional, o que segundo ela a capacita ainda mais para o mercado de trabalho. “São muitas as expectativas, ter uma base teórica e prática da vivência daquilo que almejo na profissão, e isso é fundamental para meu sucesso no futuro”, aponta a aluna.

A estudante ainda destaca a fase do processo seletivo em que teve dificuldade e relata a importância do NESE em lhe orientar. “Em uma das etapas do processo em que me sentia insegura, procurei o  Núcleo de Estágio e Empregabilidade, e contei o trabalho que teria que apresentar para a Verlaine, o suporte que ela me deu foi fundamental. Ela me encorajou dando vários conselhos e acreditou na minha proposta, isso me deu confiança na hora da apresentação,” enfatiza a futura administradora.

Graziele Costa, Pâmella Lourenço e Silvana Souza, estagiárias de administração na empresa Aperam

Graziele Costa também destaca a participação do NESE para conseguir a vaga, “A Faculdade Única se preocupa com o pós faculdade dos alunos, contribui para que você vá além do diploma, e saia como um profissional de sucesso”, ela ainda diz que o grande diferencial foi saber falar inglês. “As pessoas que buscam entrar em empresas globais, de grande porte é preciso muito do inglês, faz muita diferença”, salienta.

Já Silvana Soares revela como se sentiu ao saber que foi uma das selecionadas para vaga ao lado das colegas de curso. “Me senti realizada e feliz pela grande conquista e mais confiante em minhas competências. Minhas expectativas são de obter oportunidade de aprendizado, experiência profissional e conhecer como funciona na prática o meio corporativo”, conclui.

A Faculdade Única conta ainda com mais 09 alunos que foram selecionados para o programa de estágio da Aperam, são eles: Barbara Oliveira e Fernanda Paula, do curso de Engenharia de Produção; Bruno Silva que cursa Engenharia de Controle e Automação; Thamires Dias que é estudante de Engenharia Química e Kryslan Gomes que faz Ciências da Computação. Todos eles são alunos da Única em Ipatinga. Na unidade de Timóteo, a Única tem como alunos estagiários na Aperam, os estudantes de Administração, Edwanderson Oliveira, Lorena Oliveira, Isabelle Nogueira e Silvia Moura.

Outra grande empresa da região a ter estudante da Única, é a multinacional Usiminas. Empresa que pertence ao setor siderúrgico e é consolidada como referência nacional. Benaia Rodrigues, estudante do 7° período de Ciências da Computação faz estágio na Usiminas. Ele que diz como foi importante a participação da Faculdade na seleção dele. “ A Faculdade teve um papel fundamental no processo, pois além de disponibilizar todo o conteúdo acadêmico, ela conta com professores que possuem ampla experiência no mercado de trabalho, que dão conselhos e dicas sobre estes processos, além do NESE que sempre disponibiliza todo apoio”, conclui o estudante de 23 anos.

Benaia Rodrigues, estagiário da Usiminas

Benaia afirma estar muito feliz com a experiência do estágio, e que tem certeza de quando o finalizar estará apto para ingressar no mercado de trabalho. Ele ainda deixa um conselho para quem procura por uma oportunidade de estágio em uma grande organização. “A dica que eu tenho para os outros alunos é que sempre pesquisem muito sobre a empresa em que participará do processo. Converse com seus professores que já possuem experiência na área e sempre demonstre confiança em si mesmo”, finaliza.

Além da Aperam e Usiminas, a Faculdade Única possui alunos estagiando em outras grandes empresas do Vale do Aço, como a Cenibra e a mineradora Vale.
Atualmente são 135 alunos realizando estágio obrigatório e 96 alunos realizando estágio não obrigatório. Todos devidamente acompanhados pelo NESE.


Autor: Mithsuelen Paiva

Estagiária de Jornalismo



Copyright 2002 - 2019 ©
Faculdade Única de Ipatinga: Endereço: Rua: Salermo, 299 - Bethania, Ipatinga 0800 724 2300 e (31) 21092300 secretaria@unicaipatinga.com.br