Diretor do Grupo Educacional Prominas concede entrevista à Rádio Vanguarda

Empreendedorismo e Educação foram os principais assuntos do encontro

 

Na tarde do último sábado (23), o Diretor Executivo do Grupo Educacional Prominas, D.Sc William José Ferreira, participou do programa Espaço aberto, da Rádio Vanguarda AM, em Ipatinga. Na ocasião, o Diretor e Mestre em Ciências foi entrevistado pelo locutor Sérgio Santos.

William José falou primeiramente sobre sua formação, graduado em computação, matemática e letras. Ele destaca a importância da compreensão nas duas áreas, de humanas e exatas e como isso foi importante na carreira dele, tanto como empreendedor até chegar ao cargo de gestão no Grupo Prominas.

A pauta principal do programa foi tratar de assuntos referentes ao momento econômico e empresarial no Vale do Aço e no Brasil. Segundo D.Sc. William, “O atual cenário brasileiro conta com mais ou menos um PIB de 65% de consumo e 35% de produção, necessitando assim da geração de emprego e renda, com reformas que são urgentes para a melhoria da economia brasileira”. A Solução encontrada pelo Diretor, seria segmentar melhor e aproveitar as áreas de crescimento, valorizando o empreendedorismo, para que possa haver geração de emprego e consequentemente o aumento da produção.

“É preciso analisar bem qual é o foco da região, não adianta querer fazer tudo, turismo, siderurgia, tudo em uma atividade só. O segredo é identificar as potencialidades da região e promover ações nessas especialidades. A política pública tem que ser focada em, o que nós somos, quais são nossas potencialidades e onde queremos chegar”, enfatiza.

William José ainda defendeu um sistema com Estado mínimo, em que o poder público garanta aquilo que é fundamental para a sociedade, o que ele define como “pilares” como segurança pública, saúde de qualidade, infraestrutura e moradia. Possibilitando até mesmo o investimento internacional.

Área Educacional

Ao discutir sobre o futuro da área educacional do país, Willian  José Ferreira argumentou que não é possível ter uma ascensão social das classes se não for por meio da educação. “Só a educação irá promover um desenvolvimento socieconômico da população, se as pessoas acham a educação cara, imagina a ignorância. Não desistem e não desanimem, pois é só com a educação que se consegue mudar a situação econômica individual e com isso do país inteiro”, destaca o Diretor.

Ainda segundo William José a  educação básica brasileira está precária há anos, e como primeira mudança para corrigir a situação, é a melhoria na remuneração dos docentes, além da infraestrutura das escolas. Para se ter avanço social é preciso ter qualificação e para isto a educação básica é primordial.

Para finalizar, o Diretor executivo falou sobre as dificuldades de se empreender no Brasil, defendeu a desburocratização das normas para se abrir uma empresa e agradeceu a oportunidade e o espaço a Rádio Vanguarda.


Autor: Mithsuelen Paiva

Estagiária de Jornalismo



Copyright 2002 - 2019 ©
Faculdade Única de Ipatinga: Endereço: Rua: Salermo, 299 - Bethania, Ipatinga 0800 724 2300 e (31) 21092300 secretaria@unicaipatinga.com.br