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O que é a CPA e quem a compõem?

  • A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é responsável pela coordenação da Auto Avaliação Institucional.
  • Composta por membros da comunidade acadêmica: docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos e representantes da sociedade civil.

O que é a Autoavaliação Institucional?

  • A Autoavaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
  • A Autoavaliação é uma das fases da Avaliação Institucional, e é coordenada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade.
  • A CPA avalia a instituição por meio de aplicação de questionários, entrevistas com gestores, análise de documentos, etc.

Por que avaliar?

  • Identificar limitações e propor melhorias
  • Levantar s situação organizacional da Instituição
  • Analisar as atividades cumpridas pela Instituição
  • Aprimorar a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo
  • Auxiliar a tomada de decisões para o planejamento estratégico da Faculdade

Quem avalia?

  • Professores e funcionários técnico-administrativos

Como participar da Auto Avaliação?

  • Respondendo aos questionários on line, aplicados sempre no segundo semestre de cada ano.

Objetivos da CPA

  • A CPA tem como objetivo desenvolver seu Programa de Autoavaliação Institucional de forma que ele se torne um recurso estratégico de apoio à gestão, e realmente contribua para a melhoria da Instituição.
  • A autoavaliação institucional na Faculdade Única de Ipatinga é compreendida como um processo que possibilita a transformação da Faculdade, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

Objetivos da Autoavaliação Institucional

  • avaliar a atuação da Faculdade Única de Ipatinga como instituição de ensino visando a melhoria do desempenho institucional;
  • subsidiar de modo pleno a gestão acadêmica como instrumento de orientação a ações futuras;
  • prestar contas de suas ações à sociedade.
  • desenvolver a cultura institucional de valorização da avaliação como pré-requisito para o (re)planejamento do desenvolvimento da universidade e (re)definição de sua proposta pedagógica, com vistas a sintonizar a faculdade com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade;
  • sensibilizar os segmentos acadêmicos e administrativos para reconhecimento da avaliação como um processo de melhoria da qualidade e da necessidade da participação de todos como recurso a ser utilizado para prestar contas à comunidade interna e externa em que a faculdade está inserida;
  • redefinir os objetivos institucionais, a fim de sintonizar a faculdade com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade;
  • rever o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos Pedagógicos dos cursos, apontando mudanças quando necessário, buscando adequá-los às exigências de formação pessoal e profissional;
  • subsidiar o processo de planejamento institucional;

 

 

 

 



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