>

A Faculdade Única de Contagem tem como missão formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos das ciências, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região, do Estado e do País.

A Faculdade Única de Contagem possui como perfil ser uma Instituição de Ensino Superior que procura proporcionar, principalmente, às pessoas menos favorecidas a ascensão socioeconômica e cultural por meio do ensino superior de qualidade.

a) Dados socioeconômicos da região;

A Única Educacional se situa em uma das mais vigorosas regiões brasileiras – região Sudeste. O Estado de Minas Gerais, um dos maiores e mais importantes Estados brasileiros, tem características singulares, pelo seu potencial econômico, pelas suas tradições, pela cultura regional, por sua importância política, pela sua estrutura educacional e, sobretudo, por sua gente.

O Estado de Minas Gerais tem um número expressivo de municípios (853), com os quais distribui as responsabilidades sócio econômico-político-administrativas. Seu Produto Interno Bruto corresponde a 10% do PIB nacional. Per capita, o PIB mineiro equivale à média nacional. O Estado é responsável, atualmente, por mais de 12 % das exportações do Brasil. Divide-se entre os setores agropecuário (24%), comércio de mercadorias (13%), indústria de transformação (12%), prestação de serviços (19%), atividades sociais (10%), construção civil (7%), entre os mais significativos.

O município de Contagem está situado na região central do Estado de Minas Gerais, mesorregião metropolitana, e é atualmente a terceira maior cidade do estado, com 603.442 habitantes, com uma área aproximada de 195 km2 (IBGE, 2013). Ao longo do tempo, os limites geográficos da cidade perderam-se em virtude do seu crescimento horizontal em direção à capital, ocasionando uma intensa conurbação com Belo Horizonte.

Atualmente, Contagem integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte (figura 2), sendo uma das mais importantes cidades dessa aglomeração urbana principalmente pelo seu grande parque industrial. Seu sistema viário, planejado para comportar um fluxo intenso de veículos e de carga, é feito por meio das principais rodovias do país, a BR-381 (Fernão Dias – acesso a São Paulo), BR-262 (acesso a Vitória e Triângulo Mineiro) e a BR-040 (acesso a Brasília e Rio de Janeiro).

A cidade de Contagem é caracterizada por um elevado número de empresas formando polos industriais e isto muito se deu em função de fatores favoráveis, como a proximidade de matéria prima, facilidade na logística, mão de obra qualificada e barata, entre outros, que por sua vez, vem aumentando gradativamente o número de moradias ao redor dessas empresas. Conforme o crescimento acelerado e desordenado, as pessoas passaram a ocupar áreas irregulares e impróprias para a moradia, destacando-se os assentamentos habitacionais característicos de população de baixa renda.

b) Breve histórico da IES

A Faculdade Única de Contagem é uma das instituições de Ensino Superior mantidas pela ÚNICA Educacional Ltda., entidade privada com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Ipatinga – MG.  Suas atividades se iniciaram no ano em 2006, por meio do Termo de Convênio No 150/2006 firmado com a Prefeitura Municipal de Contagem para implantação de cursos superiores, como Faculdade Presidente Antônio Carlos de Contagem- UNIPAC de Contagem.

Em setembro de 2008, por força de decisão do Supremo Tribunal Federal, que declarou inconstitucionais alguns artigos da Constituição do Estado de Minas Gerais, todas as Instituições de Ensino Superior – IES mantidas pela Fundação Única (além de outras fundações educacionais de Minas Gerais) passaram a integrar o Sistema Federal de Ensino. Assim, a partir de 2009, iniciaram-se os procedimentos para migração das IES’s (Instituição de Ensino Superior) da FUPAC para o referido Sistema.

 Em função da migração do sistema estadual para o sistema federal de ensino, a Faculdade Unipac de Contagem passou a ser denominada Faculdade Presidente Antônio Carlos de Contagem, mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos. Essas mudanças indicaram a necessidade de uma mantenedora com maior agilidade em seus processos e capacidade de investimento na estrutura das Faculdades.

Em 28/11/2014, com a publicação da Portaria 716/2014 no D.O.U. a Faculdade  de Contagem passou a denominar-se Faculdade Única de Contagem- FUNIC, mantida pela Única Educacional Ltda., com sede e foro na cidade Ipatinga – MG.

A Faculdade Única de Contagem iniciou suas atividades, nesta cidade, em fevereiro de 2007, abrindo novas perspectivas para a educação e o desenvolvimento econômico e social do município e região. Hoje possui 11 cursos em funcionamento: Administração, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciências Contábeis,  e Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial e Construção de Edifícios, vide abaixo tabela com dados dos cursos.


Copyright 2002 - 2019 ©
Faculdade Única de Contagem: Endereço: Rua: Prof. Sigefredo Marquês, 341 - Estância do Hibisco, Contagem (31) 25195100 secretaria@unicacontagem.com.br